Já pensou ter todos os benefícios do spinning ou do ciclismo sem sofrer com o mesmo cansaço, suor e com menores riscos de sobrecarregar as articulações? Atualmente isso é possível! O spinning aquático é uma modalidade de atividade física que vem ganhando força por suas inúmeras vantagens. Não poderíamos deixar de te apresentar essa alternativa!
O que é o Spinning Aquático?
Uma bicicleta especial, resistente a ferrugem e adaptada para facilitar os movimentos dentro da água, é uma das ferramentas desse exercício. Somada a ela, a própria água é utilizada como sobrepeso. O resultado é uma atividade aeróbica e anaeróbica, capaz de proporcionar resistência física e respiratória, definir a musculatura e queimar muitas calorias.
Quais os diferenciais dessa modalidade?
Você certamente poderá conquistar maior resistência física, respiratória, definir a musculatura e queimar calorias com outros exercícios. Claro! Mas o spinning aquático tem alguns diferenciais nesse processo. Como a água reduz o impacto, ao mesmo tempo em que exige força do corpo para se movimentar nela, você alcança esses resultados sem o mesmo tipo de cansaço de outros exercícios.
Exercícios “a seco” causam o cansaço que manifesta o aumento da frequência cardíaca, suor e respiração ofegante. O exercício dentro d’água concentrará o cansaço apenas nos membros exercitados, além de ser menos propício a lesões. Isto é, em uma aula de 50 minutos você vai queimar cerca de 500 calorias, com aproximadamente 80% menos chances de desenvolver lesões musculares ou articulares.
Quais benefícios essa modalidade oferece?
Além de queimar mais calorias do que com o spinning tradicional, realizar esse exercício na água traz outros benefícios para o organismo, tais como:
- Auxílio na regeneração física;
- Trabalho cardiorrespiratório;
- Fortalecimento do alongamento muscular;
- Melhor circulação sanguínea;
- Melhor respiração;
- Maior manutenção da hidratação durante o exercício;
- Muita motivação para malhar em dias quentes (o que é muito favorável ao nosso clima!).